terça-feira, 25 de junho de 2013

Da arte... em minha vida...

Neste texto não poetizado... porém, tão poético quanto poética é a existência e tudo o que nela insere-se... quero partilhar, profundamente... o mundo que permeia o meu (!)... Esse mundo ARTE... Não no sentido material, histórico ou institucional... mas de olhar naturalmente artístico, de sangue colorido, de respiração e transpiração aquarelantes... de ação "arteira", enfim... de vida "arteada"... Quantas vezes tive que refletir e optar por apartar-me momentaneamente dela (arte livre), apartando-me na verdade de mim... quantas vezes me impus focar o financeiro, porque o meu espírito mora hoje num corpo material... ("eu e minhas obviedades"...)... e embora tentasse conjugar interesses acabava por anular um deles... porque o artista anímico deseja fazer tudo criativa e intensamente... em qualquer caminho terreno que vivencie... Mas hoje percebo, feliz, que de tudo o que nos acontece, podemos absorver positividades... positividades das dificuldades e/ou facilidades... Mas percebo também que a nossa maior força (de agir, sorrir, servir ao mundo, aprender... amar...) vem da nossa coragem de optar por viver nossa maior verdade... E é este caminho, que finalmente, estou pronta a seguir... Até hoje, mantive a minha arte com outros trabalhos (embora sempre correlacionados...), percebem? "Mantive minha arte"... Porque não lhe dou tempo para que ela mantenha a mim... Mas é a ela que devo minha coerência e meta de vida... porque quando lúcida, constato que meu ser está ligado a essa linguagem intrinsecamente... como missão e missionária, como um compromisso pré-assumido... inato... vital! Digo ainda, que a arte em si é sério compromisso ... é dedicação integral, é aprendizado incessante, é pesquisa e é liberdade, é interação e silêncio... é produção insaciável, é criação inesgotável... é doação de si, é recepção univérsica... e fisicamente, não nos iludamos, é dia e noite produzindo, é pé inchado ao final do "turno", é olhar ardente e lacrimejante após horas seguidas de poucas piscadelas (numa pintura ou desenho...), é mão no barro, no arame, no cimento... é experimento que não vinga, é acidente de percurso, é incerteza do retorno capital... Ah! E é êxtase e sublimação, é alegria e exultação... ... e é um prazer indefinivelmente vitalizante o nascimento da "obra única"!... ...! Mas eu me pergunto... quem, senão a alma artista, para correr esse risco da incerteza, pela certeza da opção de que poetizar a vida vale a pena... e o que seria do nosso mundo circundante sem o colorido e design artísticos...? E eu vou além, num colóquio franco comigo, o que seria de mim, se por covardia ou comodismo, eu optasse por uma vida "estável" (que já me foi ofertada muitas vezes... e a essas ofertas sou muito grata, pois puderam me mostrar que consigo exercer outras atividades, mas que realmente, estas não me saciam a capacidade produtiva... Quando nestes caminhos... é como se momentaneamente eu ocupasse o lugar de um outro ser... como se alguém me dissesse aos ouvidos: "Você está aqui, temporariamente... prepare-se para mergulhar inteira no azul da tua arte-cor" )...
    Quanto aos caminhos que farão parte do meu, hoje, posso sentir, abro-me a eles, feliz e consciente de que oferecerei o meu melhor (trabalhando-o indefinidamente em suas deficiências). Estão neste caminho escolhido, projetos onde possa artear com compromisso humano, a arte literária, que acredito, um dia, ser patrocinada (se não o for, continuarei mesmo assim...) e minhas obras plásticas. O enfoque será sempre o elo vital que nos abraça.... Hoje estou me dedicando a uma série ecológica, muitos já o sabem, de pinturas surrealistas, que pretendo terminar ao final do ano conjuntamente com um livro artístico, o primeiro da "Coleção Presentearte", o "Entrelaces"... de capa dura, papel couché... (preciso começar o meu merchandising, não é?)... com pinturas e textos poéticos meus, inéditos.  Para isto, estou me desligando da ETEC, esta instituição de ensino técnico que tão carinhosamente me recebeu em seu corpo docente, e onde me foi muito prazeroso trabalhar... Grata... e a todos os caminhos que trilhei... Os trilharia novamente...!
    Mas hoje ... a arte livre e os cursos livres de arte... trocando e partilhando visões existenciais... esboçando nossos elos já existentes... desenharão a minha trilha...  
    Este é o caminho verdadeiro que posso seguir... inteira... eu!... Em respeito a mim... e a você... mundo!... 
                                                                      Amor                      Elze

É um longo texto... se alguém teve a paciência de lê-lo todo... Grata pelo carinho... Que suas trilhas possam estar sempre envolvidas por seus corações...!..............

Nenhum comentário:

Postar um comentário